Vigésima Oitava Sessão Ordinária

Publicado em 11/09/2019 às 08:14 - Atualizado em 24/10/2019 às 09:50

A presente sessão teve início com a leitura dos expedientes recebidos. Dentre eles resposta ao questionamento da vereadora Adriane Biava referente a aulas de inglês particular sendo dadas por professor de Salto Veloso em uma sala da escola PROJAF. Após leitura da resposta a vereadora se manifestou indignada pois acredita que essa situação esteja errada devido ser uma sala pública e pessoas estarem se beneficiando, enquanto CRAS e Conselho Tutelar pagam aluguel de salas no Município. Disse “vai abrir uma lojinha numa sala da escola”. Contudo diz ainda que o Prefeito que faz isso quer ir para o Ministério Publico pois não é correto. Após sua defesa a senhora Presidente seguiu com a apresentação do Projeto de lei que estava dando entrada na noite e encaminhou – o para as quatro comissões, sendo ele o Projeto de Lei n° 032/2019 que, Dispõe sobre a criação do Sistema Municipal de Cultura SMCAT e dá outras providências. Em ato contínuo passou a votação do Projeto de lei n°031/2019 que autoriza celebrar termo de cessão de uso de bens móveis com a Associação das Linhas Sagrada Família e Sangaleti e dá outras providências onde a relatora de legislação justiça e redação final Vereadora Adriane Biava relatou votos favoráveis dos membros das comissões e no voto individual seguiu aprovado por unanimidade. Como anunciado na sessão anterior, cedeu espaço para o senhor Manoel Wanderlei de Morais Presidente do CMDCA, para fazer a apresentação e o lançamento dos candidatos às cinco vagas para conselheiro tutelar em nosso município. A eleição se dará dia seis de outubro de dois mil e dezenove. De início foram quinze candidatos e sobraram cinco e de acordo com o ministério público deverá haver em quinze de dezembro uma nova eleição para escolha dos suplentes desses candidatos. Seguiu Manoel com a apresentação dos candidatos que serão votados através de seus números. Candidata n° quatro (4) Carla Nava Domingues, candidato n° cinco (5) Mateus Rodrigues de Oliveira, candidata n° dez (10) Siméia da Prado, candidata n° quatorze (14) Marines Alves dos Santos, candidata n° quinze (15) Glotilde Casaleti Sartori. Logo após a apresentação dos candidatos o senhor Carlos Possenti fez a entrega dos certificados de conclusão dos cursos aplicados pela comissão. Finalizando passou a palavra livre: Vereadora Sandra parabenizou os candidatos e a forma de escolha dos mesmos. Parabenizou secretaria de esporte cultura e turismo, Marilia Borga Ferronato juntamente com DEL e as turismólogas Léia e Neusa, pela seguinte conquista que segue no certificado com os dizeres: o Ministério de Turismo certifica que o Município de Arroio Trinta integra o mapa de turismo Brasileiro 2019 – 2021. Conforme portaria n°271 de 23 de agosto de 2019. Trabalho este que está dando resultados. Esse é o primeiro passo e o segundo o termino do plano municipal de turismo e a terceira fase recebimento do selo para que possamos buscar recursos para o fundo de turismo. Prestou resposta a solicitação da empresa Arte Oeste, para melhorias na rua de acesso à empresa; disse a vereadora que o presidente do conselho de Transito Adilson Ansilieiro irá visita – los para que possam criar meios paliativos até o asfaltamento da mesma que está nos planos do Poder Executivo. Vereador Lidio falou a respeito da semana da Pátria. Disse que quanto ao momento que teremos no próximo sábado no ginásio Municipal às oito horas. Isso demonstra o quanto respeitamos e admiramos nossa Pátria. Conclamou todos os pais e comunidade que acompanhem seus filhos, os educadores. Espera que esse Brasil possa crescer cada vez mais e que os entendimentos e acertos políticos não ultrapassem os interesses da Nação. Vereador Amarildo esclareceu que na ata talvez não tenha ficado bem claro que quando se refere ao pagamento particular da placa de acesso na entrada da Macieira partiu da pessoa do senhor Ivar Crepaldi. Em relação aos termos de cessão de uso pediu ao vereador Vilmar que já foi secretário de agricultura se é essa secretaria que se responsabiliza pela fiscalização e já teve a confirmação do vereador Vilmar.

Galeria de Audios