Vigésima Primeira Sessão

Publicado em 04/07/2019 às 09:06 - Atualizado em 04/07/2019 às 09:06

A primeira sessão do mês de julho foi marcada pelo de pedido de afastamento do cargo de Presidente apresentado pelo vereador Amarildo José Turmina. O mesmo após dirigir os trabalhos passou a presidência à Vice Elizane Linder Mayer a qual comunicou que conforme o Artigo 30 Parágrafo único, na próxima sessão dia oito de julho do corrente ano haverá eleição para a escolha de vice-presidente. Na pauta da noite deram entrada em regime de urgência urgentíssima o Projeto de Lei n°019/2019 Autoriza celebração de convênio e termo de cooperação técnica entre o Município de Arroio Trinta e o Estado de Santa Catarina, por meio da Polícia Civil, visando a cessão de servidor público e dispõe sobre a concessão de brindes aos agricultores na homenagem ao dia do Colono, durante a Festivitá All Italiana 2019 e dá outras providências. Na votação obtiveram votos favoráveis de todos os vereadores. Projetos que encontravam - se em estudo também foram à votação Projeto de Lei n° 018/2019 Autoriza o Poder Executivo Municipal a fazer doação de uma cadeira de rodas á portador de deficiência física carente e dá outras providências relatado votos favoráveis das comissões pela relatora de educação saúde e assistência social vereadora Angela Cividini seguiu também, aprovado por unanimidade no voto individual. Da mesma forma o Projeto de Lei Parlamentar n°005/2019 que dispõe sobre a criação do Programa Municipal de Reciclagem Participativa e dá outras providências, de autoria da vereadora Sandra M. P. Cividini. A relatora de legislação justiça e redação final vereadora Adriane se pronunciou em nome das comissões relatando votos favoráveis de todos os membros e o mesmo seguiu com votos favoráveis no voto individual sendo aprovado por unanimidade.  Na palavra livre a vereadora Adriane Biava usou a palavra livre para comentar sua participação e da vereadora Angela Cividini em curso na Capital na semana anterior sobre orçamento dois mil e vinte, emendas impositivas, o qual resultou em conhecimentos diversos inclusive em setores importantíssimos da administração e constataram que o nosso município encontra - se com algumas coisas em atraso o que impossibilitaria recebimento de recursos. Comentou que conseguiu com o Deputado Berlanda um recurso de duzentos mil o qual será feito uma reunião para decidirem e avaliarem que setor será destinado. Sobre a rua Vergínio Biava onde comentou na sessão passada sobre mau cheiro e vazamentos na rede de esgoto, disse que fizeram manutenção no local, mas que voltou a entupir e que havia até peças de roupas que estavam trancando a passagem do esgoto. Ainda que recebeu vídeo da rua Felix Antonio Spricigo onde constatou-se vazamento com da rede de esgoto prejudicando uma residência e que foi aprovada função gratificada para funcionário e o problema não foi resolvido e está desde última quarta-feira a céu aberto. Finalizou desejando sucesso a nova presidente Elizane Linder Mayer e se colocou à disposição para contribuir. Vereadora Sandra Cividini desejou boas-vindas a Presidente Elizane. Constatou que haviam sumido as lixeiras doadas pelo LIONS, para a entrada de algumas comunidades, está indignada com as atitudes de algumas pessoas que não colaboram com o que se é investido no município, não se consegue terminar de consertar uma coisa à outra já precisa de manutenção ou sumiu, que o LIONS está gratificando quem fizer a denúncia de quem as levou, temos que começar a ser mais vigilantes e cuidar do que é nosso, fazer com que as pessoas paguem pelo que é danificado. Vereador Vilmar Cossa parabenizou a administração Pública, Polícia Militar e escola PROJAF pela formatura de 28 alunos no programa PROERD. Comentou que conversou com o Fernando André Manenti responsável pelos trabalhos da rede de esgoto e o Tarcisio Lidani que dá apoio na manutenção, que estão fazendo um levantamento de compra de equipamentos e máquinas para melhor limpeza da rede, mas tem muito problema de críticas e que não fazem sua parte, exemplo das lixeiras. Sabe da realidade do saneamento que é muita coisa indevida que vai pela rede. Tem alguns trabalhos que não estão sendo realizados de imediato por falta de equipamento. Já foi comentado até em sessão que se crie um fundo até para que a pessoa que gerencia esses trabalhos possa ter material necessário para trabalho mais rápido. Comentou com o responsável sobre a válvula de retenção, que em casos mais baixos tem pouco caimento e tem muita coisa dentro e a casa mais próxima acaba padecendo. Para isso irá iniciar um trabalho que não é de curto prazo de conscientização de ligação das calhas na rede de esgoto. Pediu conscientização e que daqui para frente ser mais rígidos e sermos vigilantes um do outro para que os culpados paguem pelos erros cometidos. Vereador Amarildo Turmina também comentou sobre a rede de esgoto da rua Vergínio Biava foi colocado umas esperas nos lotes vagos e tem pessoas que vão lá e abrem a tampa e é claro que volta o cheiro, que por isso irá ver uma forma alternativa de cobrar isso. Entrega a presidência para Elizane sem nenhum projeto pendente, que focou mais na parte administrativa e se deixou alguma falha pede desculpas e agradece a compreensão. A Presidente Elizane prometeu cumprir regimento interno da casa bem como lei orgânica e que dará o melhor de si para conduzir esta casa de leis. Ficou triste com a notícia do sumiço das lixeiras que foram adquiridas com o máximo do esforço de cada integrante do LIONS e também com a notícia de que todos os vasos da ponte da encruzilhada foram jogados no rio e que terão que repor todos. Indignada disse que está mais que na hora de cobrar dessas pessoas que estragam as coisas públicas que são adquiridas com o nosso dinheiro e que essas pessoas achem algo útil para fazer ao invés de ficar vandalizando.