Sessão Realizada dia 27/05/19

Publicado em 05/06/2019 às 09:24 - Atualizado em 05/06/2019 às 09:24

Na sessão do dia 27 de maio de 2019 foi apresentado requerimento do vereador Osmar da Silva que requer informações junto a secretaria de agricultura referente ao número de suínos em terminação e sistema de creche e empresas integradoras e quantidade que possui em cada sistema (terminação e creche). Passou em ato contínuo a apresentação dos projetos que estavam dando entrada. Projeto de Lei n° 0013/2019 que autoriza dar baixa de veículo de propriedade do fundo municipal de saúde de Arroio Trinta e dá outras providências, Projeto de Lei n°014/2019 autoriza o poder executivo municipal a receber por doação bens móveis da APP da CEMEI Professora Fabiana Aparecida Nunes Possato e Projeto de Lei n°015/2019 que dispõe sobre a nomeação de ruas municipais e inclusão das mesmas no anexo I do código tributário municipal, apresentados os três Projetos de Lei foram encaminhados para as quatro comissões e devido o n°013/2019 necessitar de parecer em regime de urgência foi interrompida a sessão por quinze minutos para as comissões analisarem na ante sala. Voltando aos trabalhos da noite foi solicitado ao relator de finanças e orçamentos vereador Lidio Manenti o parecer das quatro comissões onde foi favorável e no voto individual foi aprovado por unanimidade. Apresentada em seguida a Moção de Apelo idealizado pela vereadora Elizane Linder Mayer e em nome de todos os demais vereadores na intenção de apoio a aprovação do Projeto de Lei n°0113.9/2019 de autoria do Deputado Altair Silva que Institui o Fundo de Manutenção e Conservação das Rodovias Estaduais. Passou a votação do Projeto de Lei n° 010/2019 cria gratificação aos professores de Italiano para desenvolvimento do Projeto Bilíngue e dá outras providências que estava em estudo solicitando a relatora da comissão de educação saúde e assistência social Angela Cividini parecer das comissões em que encontrava - se em estudo. Relatado parecer favorável de todos os membros seguiu-se com voto individual e foi aprovado por unanimidade. Finalizando foi passado a palavra livre: vereador Osmar disse que apresentou o requerimento para complementar o que disse na palavra livre da sessão anterior, agradeceu a presença do Vereador Jeferson esses sessenta dias. Vereador Jeferson Manenti registrou a palestra sobre turismo que participou. Comentou a contratação de uma turismóloga que vai trabalhar dentro do município junto com o DEL, incrementando ainda mais o sentido do turismo em nosso município. Parabeniza a retomada nas obras do desvio na saída para o parque industrial, parte muito importante para a implantação de novas industrias futuramente. Disse que esse período na casa foi de grande aprendizado e pede que a oposição deixe de ser tão oposição e que a situação deixe de ser tão situação e se voltem para o crescimento da cidade. Pede que sejam mantidas as transmissões pelo faceboock. Vereador Lidio, agradeceu a confiança na votação de mais um Projeto Parlamentar. Vê hoje que o projeto 0015/2019 vem mais duas pessoas que se tinha uma admiração e um apreço tão grande, pessoas sábias e experientes, um no campo da agricultura o senhor José Baldo II, e ao grande vereador e político senhor Favorino Turmina. Falou a respeito do Projeto Bilíngue que ressalta mais uma vez dois pontos interessantes; o resgate do sobrenome das famílias dos alunos, isso é história que não pode ser perdida e ainda a saída dos alunos daqui para conhecer outras regiões e locais pois isso traz um crescimento grandioso para nossos alunos. Mencionou a Moção que passou pela casa na pauta que vem em momento oportuno, onde ouviu em entrevista do senhor Clovis Biscaro secretário executivo da AMARP, dizia que a prioridade para manutenção de rodovias no segundo semestre será a nossa região, pensa que é um pouco tarde, mas melhor isso do que terem esquecido pois os problemas continuam e essa Moção ajudará a articular e agilizar as políticas de governo para garantir segurança em nossas rodovias. Despediu se do vereador Jeferson e sente grato e satisfeito pela sua presença na casa.   Vereadora Elizane primeiramente agradeceu a todos por terem concordado com a Moção para reforçar o Projeto na Assembleia, agradeceu o convívio e espera que ele tenha tido uma opinião diferente em relação aos vereadores e seu trabalho na Câmara. Presidente comentou a satisfação onde a família também agradece ao senhor Prefeito e a Orlando Baldo por terem lembrado do nome de seu pai para nomeação de Rua. Acompanhe as sessões ao vivo pelo facebook camara de vereadores de Arroio Trinta todas as segundas às 19:00hs.