Destaques da Sessão do dia 13 de Maio 2019

Publicado em 27/05/2019 às 09:49 - Atualizado em 27/05/2019 às 09:51

Houve entrada o Projeto de Lei n°012/2019 vindo do Poder Executivo que Autoriza indenização que especifica e foi encaminhado pelo Presidente para as comissões de legislação justiça e redação final, finanças e orçamentos e educação saúde e assistência social. Ainda deu entrada dois requerimentos; um da vereadora Adriane Biava que requer seja solicitado junto ao DEINFRA estudar um meio de inibir os motoristas a passarem na contra mão de direção para desviar a lombada na saída para Salto Veloso, próximo a residência de Roque Casaletti e segundo de autoria do vereador Vilmar Cossa que igualmente seja notificado ao DEINFRA a necessidade de urgência na manutenção da rodovia Salto Veloso à Videira, limpeza das canaletas entupidas e questão das roçadas em toda extensão da rodovia. Após serem feitas as justificativas dos requerimentos pelos seus autores o Presidente abriu espaço para mais vereadores se pronunciarem em relação aos pedidos onde solicitaram que seja feito em nome de todos para reforçar o pedido. Falou o vereador Lídio o vereador Alexandre que seja incluso manutenção de placas e contenções ao longo da rodovia que estão caídas. Encerrando o assunto o Senhor Presidente disse que será entregue ao órgão solicitado os pedidos apresentados. Passou em ato contínuo a votação do Projeto de Lei n°011/2019 que Institui o Programa de Preservação de Nascentes no Município de Arroio Trinta e dá outras providências. Após parecer favorável dado do relator da comissão de finanças e orçamentos Lidio Manenti em relação as comissões em que estava em estudo foi passado a votação individual e aprovado por unanimidade. Fez uso da palavra na tribuna o diretor de esportes Cesar Altenhofen que estava presente para responder questionamento feito pela vereadora Adriane Biava em sessão anterior em relação aos auxílios financeiros, recursos para lanches, festas e viagens, de que fonte de recurso vem os auxílios e soube ainda que estão com dificuldades de transportes para leva-los a Gaspar nos jogos e que sem recursos terão que dormir em escolas, acha isso inadmissível; são idosos e merecem respeito. Durante a explanação a vereadora Adriane fez comentários. Após o diretor se manifestar fez uso da tribuna o secretário de infraestrutura Agostinho Zamboni onde que relatou sobre os trabalhos de manutenção das estradas vicinais que devido as chuvas não estão conseguindo realizar. Pede compreensão. Pediu para incluir no requerimento ao DEINFRA a manutenção da estrada de acesso à Macieira. Durante a explanação os vereadores Osmar, Adriane, Vilmar, Lídio, Alexandre e Angela fizeram comentários. Sanadas dúvidas do setor de infraestrutura fizeram uso da tribuna as professoras Silvana Bolzon e Sirléia Passoni onde que fizeram esclarecimentos a em relação ao Projeto de Lei n° 011/2019 que tramita na casa onde cria gratificação as professoras para a realização do projeto na Escola PROJAF. Detalharam objetivos do projeto que já estão realizando independente da gratificação ser aprovada ou não. Em relação ao assunto se pronunciaram os vereadores Lídio, Angela, Elizane. Finalizando o assunto foi passado a palavra livre: vereador Vilmar comentou que estávamos ao vivo no facebook e por mensagem de WhatsApp recebeu um pedido durante a sessão para que seja incluído no requerimento ao DEINFRA o grande problema de um buraco enorme que tem na ponte no sentido quem vem de Salto Veloso e o grande volume de água que fica acumulada na mesma. Disse que a transmissão ao vivo das sessões já está surtindo efeito. Vereador Osmar acha interessante as pessoas que vieram fazer suas explanações nas sessões, pois assim consegue repassar para as pessoas que cobram certas informações. Deixou seus sentimentos a família, amigos Franciosi pelo falecimento do senhor Zéca, uma perda grande no nosso Município. Lídio comentou sobre os grandes cortes feitos pelo governo federal nas áreas de educação e; portanto sugere que seja feito na próxima sessão uma Moção de Repúdio e esta decisão, pois com metas do plano nacional de educação para serem atingidas sem verbas não é possível. Educação e saúde seriam pastas que jamais haveriam de sofrer cortes. Em nome da deixa menção honrosa em nome do conselho deliberativo e direção aos alunos do ensino médio inovador pelo belíssimo seminário que aconteceu na última sexta-feira. Comentou sobre a palestra do SENAC que será realizada dia dezessete no espaço da Câmara de Vereadores para mais de oitenta alunos e professores com o tema “Como a educação transforma vidas e cadeiras”. Parabenizou todos os organizadores da festa das Mães na Paróquia Nossa Senhora dos Campos. Vereadora Elizane deixou condolências à família Franciosi pelo falecimento do Senhor José pioneiro na comunidade de São Valentim. Parabenizou CAEP pelo empenho na realização da festa das Mães e para Escola Governador Bornhausen e alunos pelo Seminário realizado.