13° Sessão Ordinária

Publicado em 27/05/2019 às 09:45 - Atualizado em 27/05/2019 às 09:45

Com a volta do vereador titular Lidio Manenti a Comissão de Finanças sofreu a seguinte alteração válida para esse mês de maio: Presidente Vilmar Cossa – Relator Lidio Manenti e Membro Jeferson Manenti e a comissão Obras e Serviços Públicos volta a formação original presidente Alexandre Serigueli – Relatora Elizane Linder Mayer e membro Lídio Manenti. Houve entrada o Projeto de Lei n°011/2019 vindo do Poder Executivo que Institui o Programa de Preservação de Nascentes no Município de Arroio Trinta e foi encaminhado pelo Presidente para as quatro comissões. Ainda deu entrada o Projeto de Lei Parlamentar n°004/2019 de autoria do vereador Lidio Manenti que sugere alteração do nome da Rua Presidente Castelo Branco, entre a Rua Otávio de Carvalho com Rua Germano Paganini para Rua David Nava. O Projeto foi defendido pelo seu autor na tribuna e em seguida encaminhado para a comissão de legislação justiça e redação final. Sem mais assuntos foi passado a palavra livre: vereador Lídio reforçou convite da escola Governador Bornhausen para o Seminário. Parabenizou as mães vereadoras presentes, sua mãe e todas as mães deixando uma mensagem “Mãe, sinônimo de amor, ternura e afeto”.   Solicita saber em que andamento estão as mudanças da Rua Pasqual Nava, que vai da frente do portão da escola até em frente ao Clube, pois ainda está preocupado. Convidou todos para acompanhar o campeonato municipal de futebol de campo. Parabenizou o Executivo sobre a apresentação do Projeto de Lei que deu entrada na noite e lhe dá um animo saber que futuramente neste mesmo sentido venha algo que subsidie a implantação de cisternas. Vereadora Adriane Biava solicita saber de que pasta vem os auxílios financeiros, recursos para lanches, festas e viagens, de que fonte de recurso vem os auxílios. Até se possível vir alguém da Assistência Social para fazer esclarecimentos, soube ainda que estão com dificuldades de transportes para leva-los a Gaspar nos jogos e que sem recursos terão que dormir em escolas, acha isso inadmissível; são idosos e merecem respeito. Convidou todos para o I encontro da UVEMOC em parceria com UVESC, dias 23 e 24 de maio em Luzerna e que em conversa com a secretária de turismo Marilia Borga o grupo de danças fará apresentação no evento. Deixou mensagem pela passagem do dia das mães. Vereadora Elizane parabenizou ACIAT pelo belo evento realizado no sábado dia quatro e ainda deixou mensagem às mães, reforçou convite para encontro da UVEMOC e UVESC. Vereador Alexandre pediu manutenção urgente na estrada de acesso à linha São Valentim. Ainda disse que estão cobrando a implantação das faixas elevadas. Homenageou as mães pela passagem do dia das mães no próximo fim de semana. Vereador Osmar reforçou sobre manutenção urgente na estrada de acesso à São Valentim, está cansado de ser taxado como vereador sarna na garagem, pois por muitas vezes já solicitou isso e não foi atendido. Parabenizou às mães e solicitou saber a veracidade da informação de que os médicos do posto não podem transcrever exames pedidos por médicos particulares. Se existe alguma lei precisa saber para passar a informação aos que lhe procuraram. E ainda requer parecer do DEL sobre quando irá vir a esta casa prestar as informações que solicitou em sessão anterior. Vereador Vilmar agradeceu setor de urbanismo por alguns consertos realizados, alguns até pedidos feitos pela vereadora Adriane. Deixou parabéns as mães, a ACIAT pelo evento, Cesar e equipe pelo andamento do campeonato. Solicitou comunicar ao secretário de infraestrutura em relação ao capim elefante na propriedade do senhor Vilson Carniel que está invadindo a pista na curva, nos dois lados, em especial no lado direito da pista de quem vem de Treze Tílias precisaria ser ou roçado pelo proprietário ou se ele não tiver disponibilidade se a prefeitura pudesse ao menos empurrar o mato para facilitar a visibilidade. Vereador Jeferson parabenizou como vice-presidente a ACIAT, o evento foi sucesso, e a vontade será que seja anual e objetivo de confraternização entre funcionários, donos de empresas, falou sobre as faixas elevadas que são de suma importância e que seja olhada com visão um pouco diferente antes que acidentes aconteçam. Presidente Amarildo parabenizou evento da ACIAT, convidou todos para festa das mães, dia doze no salão paroquial e parabenizou as mães pelo seu dia.